Conheça a Afissore

Missão: Reabilitar as pessoas com fissuras labiopalatinas, promovendo a autoestima, autonomia, saúde, dignidade e bem - estar social, visando sua inserção na sociedade de Sorocaba e Região.

Somos a AFISSORE (Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região).
Há 25 anos estamos juntando profissionais às pessoas com anomalia craniofacial que precisam de suporte, gratuitamente.

Já colocamos o sorriso na boca de mais de mil pessoas em parceria com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), localizado em Bauru, e com o Hospital Sobrapar, em Campinas.

Mudamos a perspectiva de vida destas pessoas por meio de uma equipe interdisciplinar que atua na própria Associação. Equipe composta nas áreas de: Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social. Todos para trabalhar a reabilitação das pessoas de forma global, considerando os aspectos estético-funcionais e psicossociais.

A fissura labiopalatina é um tipo de anomalia craniofacial comum. Nasce uma criança a cada 650 nascimentos com essa malformação.

Nossa Associação conta com mais de 1000 atendidos cadastrados e recebe aproximadamente 31 casos novos por ano.

nossa visão

Ser referência no tratamento de fissuras labiopalatinas através de apoio interdisciplinar e suporte social.

nossos valores

Os valores da Afissore são baseados na solidariedade, ética, trabalho em equipe, honestidade, transparência e competência técnica.

a história da associação

Começou em meados de 1977. Quando a mãe de uma criança com fissura labiopalatina, Sra. Eneida Fernandes Moreno, levava seu filho para fazer os tratamentos para a fissura no HRAC e foi convidada a coordenar os outros pacientes de Sorocaba.

Era grande o número de pessoas que apresentavam esta anomalia na cidade de Sorocaba e região. Buscando minimizar as dificuldades relativas à locomoção até Bauru, a Sra. Eneida, juntamente com pais e pacientes, realizaram uma reunião e decidiram fundar a Afissore no dia 17 de setembro de 1989.

Hoje a Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região é uma entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal e realiza aproximadamente 400 atendimentos por mês entre os usuários e seus familiares.

A primeira sede foi cedida pela Sra. Lygia Fante, tia de um paciente. Desde a data de fundação, acontecem os atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, odontologia e serviço social. Os tratamentos são longos e de alta complexidade.